DBatchScript

DBatchScript


Se você ainda não é um membro cadastre-se!
é fácil rápido e gratuito.

Existem centenas de scripts para quem é membro, alem disso você pode postar
os seus. e contar com nossa ajuda ou vice versa.

As categorias para os membros cadastrados são:

BATCH (WINDOWS).
(Espaço onde são postados os scripts que tenham funcionalidade completa) .

LINGUAGENS DIVERSSAS
(Onde tem vários códigos fonte de Delphi C/C++ asm e outros)

Participe você também estamos te esperado não perca mais tempo embarque nessa. Wink

[TXT] Historia do MS-DOS Toolsc10

Participe do fórum, é rápido e fácil

DBatchScript

DBatchScript


Se você ainda não é um membro cadastre-se!
é fácil rápido e gratuito.

Existem centenas de scripts para quem é membro, alem disso você pode postar
os seus. e contar com nossa ajuda ou vice versa.

As categorias para os membros cadastrados são:

BATCH (WINDOWS).
(Espaço onde são postados os scripts que tenham funcionalidade completa) .

LINGUAGENS DIVERSSAS
(Onde tem vários códigos fonte de Delphi C/C++ asm e outros)

Participe você também estamos te esperado não perca mais tempo embarque nessa. Wink

[TXT] Historia do MS-DOS Toolsc10
DBatchScript
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Translate the forum
English French
German Spain
Italian Dutch
Russian Japanese
Korean Arabic
Chinese Simplified Portuguese Brazil
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 153 em Ter Mar 09, 2021 2:43 am
Últimos assuntos
» CALL trava depois de vários ciclos?
[TXT] Historia do MS-DOS EmptyDom Dez 10, 2023 10:47 am por Raffa

» [BAT] MegaNumeros simulador da mega sena
[TXT] Historia do MS-DOS EmptySex Jan 17, 2020 7:00 pm por castioni24

» Agendador de tarefas
[TXT] Historia do MS-DOS EmptySeg Ago 26, 2019 1:53 pm por Delmar Grande

» Remover duplicados e frases de um txt
[TXT] Historia do MS-DOS EmptyTer Jul 23, 2019 7:00 pm por Delmar Grande

» Modificações do nome de usuário
[TXT] Historia do MS-DOS EmptyQui maio 24, 2018 1:14 am por biopha

» [bat] Deletar uma linha de um lote de arquivo Txt, sem matar as linhas vazias
[TXT] Historia do MS-DOS EmptyTer Ago 01, 2017 1:46 pm por sachadee

» Aulas de cmd
[TXT] Historia do MS-DOS EmptySex Fev 24, 2017 4:44 pm por sachadee

» Fazer chat em rede domestica
[TXT] Historia do MS-DOS EmptyDom Ago 14, 2016 12:19 am por Diego Augusto

» redirecionar comando for pra outro batch
[TXT] Historia do MS-DOS EmptySex maio 27, 2016 1:29 pm por castioni24

Parceiros
Fórum grátis

Origem das visitas
[TXT] Historia do MS-DOS Percent_0
Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Destaque do mês
Destaque do Fórum

Carregando avatar...
Obrigado pela colaboração!

[TXT] Historia do MS-DOS

Ir para baixo

[TXT] Historia do MS-DOS Empty [TXT] Historia do MS-DOS

Mensagem por Delmar Grande Qui Jun 27, 2013 12:00 pm

MS-DOS acrônimo de MicroSoft Disk Operating System é um sistema operacional, comprado pela  Microsoft para ser usado na linha de computadores IBM PC. O dono, e criador original do projeto QDOS - Quick and Dirty Operating System, é a empresa Seattle Computer Systems, que foi inicialmente uma tentativa de criar um concorrente do estabelecido Sistema Operacional CP/M que rodasse no recém-lançado processador 8086 da Intel.

História


Dentro da História da computação é considerado por alguns como sendo o produto que decidiu o destino da então minúscula Microsoft, o MS-DOS foi sucedido por duas linhas de produtos: o OS/2 e o Windows 3.11. O desenvolvimento destes sistemas operacionais (e do Windows NT) pode ser considerado como decisivo na evolução da informática nas décadas 80 e 90.

Foi originalmente desenvolvido por Tim Paterson da Seattle Computer Products sob o nome de QDOS (Quick and Dirty Operating System, que em português significa Sistema operacional rápido e de baixa qualidade), sendo uma variação do CP/M-80 da Digital Research.

O QDOS era apenas um produto interno criado para testar uma nova placa com UCP 8086. Também não rodava nas CPUs 8080 (ou compatíveis) exigidas pelo CP/M-80. A Microsoft licenciou-o da SCP, fez algumas modificações e licenciou-o posteriormente à IBM (vendido como PC-DOS) para seu novo 'PC' usando a CPU 8088 (que internamente era idêntica à 8086), e a vários outros fabricantes de hardware, vendido então como MS-DOS.

MS-DOS (e o IBM PC-DOS que foi licenciado desde então), e seu antecessor, QDOS, foram baseados no CP/M (Control Program / (for) Microcomputers — Programa de Controle para computadores) — que era o sistema operacional de disco dominante entre os microcomputadores baseados nos processadores de 8 bits Intel 8080 e Zilog Z80.

A empresa Digital Research produziu um sistema compatível, conhecido como "DR-DOS", que foi tomado pela Novell (depois de ter comprado a Digital Research). Este se tornou o "OpenDOS" durante certo tempo, após a venda de uma divisão importante da Novell feita a Caldera International, atual SCO. Mais tarde, a divisão da Caldera se separou, tornando-se a Lineo (posteriormente rebatizada como Embedix), que por sua vez vendeu o DR-DOS a recém-criada Device Logics, atualmente DRDOS Inc.



Versões



Microsoft compra os direitos de comercialização do QDOS em Dezembro de 1980. Em Julho de 1981, ela compra os direitos exclusivos do 86-DOS, versão seguinte do QDOS.



  • A primeira versão, PC-DOS 1.0, foi lançada em Agosto de 1981. Ela suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB 5.25" de face única. Suas principais características era ser um sistema monousuário e monotarefa(monoprocessado).




  • Em Maio de 1982, o PC-DOS 1.1 trouxe suporte aos disquetes de 320 kB dupla-face.




  • PC-DOS 2.0 e MS-DOS 2.0, lançados em Março de 1983, foram as primeiras versões a suportar o PC/XT e drives de discos fixos (comumente chamados de drives de disco rígido). A capacidade dos disquetes foi elevada a 180 kB (face única) e 360 kB (dupla face) com o uso de nove setores por trilha em vez de oito. A versão 2.0 também permitiam a um programa carregar e rodar subprogramas e overlays de programa(isso lhes dá um grau de independência do programa que os iniciou).




  • Ao mesmo tempo, a Microsoft anunciou sua intenção de criar uma GUI (Graphical User Interface - Interface Gráfica de usuário) para o DOS. Sua primeira versão, Windows 1.0, foi anunciada em Novembro de 1983, mas estava incompleta e não interessou a IBM. Em Novembro de 1985, a primeira versão completa, Windows 1.01, foi então lançada.




  • MS-DOS 3.0, lançado em Setembro de 1984, suportava inicialmente disquetes de 1.2MB e discos rígidos de 32MB. Incluiu também códigos de erro mais estendidos, de forma que permitia que os programas obtivessem uma explicação mais detalhada do que aconteceu de errado, quando um erro surge.




  • MS-DOS 3.1, lançado em Novembro do mesmo ano, introduziu o suporte à redes, com serviços que permitiam o "travamento" e "destravamento" do acesso a todas as partes de um arquivo, o que tornava seguro e prático para vários computadores compartilharem o mesmo arquivo sem interferência um do outro.




  • MS-DOS 3.2, lançado em Abril de 1986, foi o primeiro lançamento comercial do MS-DOS. Ele adicionou suporte aos disquetes de 720 kB/3.5". As versões anteriores foram vendidas apenas aos fabricantes de computadores que embutiam-no em seus produtos, porque os sistemas operacionais, até então, eram considerados parte de um computador, não um produto independente. Ele também incluiu o suporte para que o sistema a usasse linguagens diferentes do inglês americano.




  • MS-DOS 3.3, lançado em Abril de 1987, introduziu os discos lógicos. Um disco físico maior que 32MB poderia ser dividido em várias partições, consideradas como discos independentes pelo sistema operacional. Também foi adicionado suporte aos disquetes de 1.44 MB/3.5" e o suporte para até quatro portas seriais reconhecidas pelo sistema.




  • MS-DOS 4.0, lançado em Julho de 1988, suportava discos de até 2 GB, sem a necessidade de se criar partições, (discos cujos tamanhos variavam, geralmente, entre 40 e 60 MB na época), e teve a adição de uma shell chamada DOSSHELL. Outrasshells, como a Norton Commander e a PCShell, existiram na época. Em Novembro de 1988, a Microsoft corrigiu muitosdefeitos em um update, MS-DOS 4.01.




  • MS-DOS 5.0, lançado em Abril de 1991, incluiu o interpretador (compilador) de BASIC em tela cheia, o QBasic, também trazendo um editor de texto em tela cheia, (anteriormente, havia apenas um editor linha-a-linhaedlin). Um utilitário de cache de disco (SmartDrive), capacidade de undelete, e outras melhorias foram incluídas nessa versão. Como houve problemas graves com alguns utilitários de disco, mais tarde, no mesmo ano, foi lançado o MS-DOS 5.01, com as devidas correções.




  • Em Março de 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1, que se tornou a primeira versão popular do sistema Microsoft Windows, que somou mais de um milhão de cópias vendidas.




  • Em Março de 1993, o MS-DOS 6.0 foi lançado. Seguido pela concorrente Digital Research, a Microsoft adicionou um utilitário de compressão de disco chamado DoubleSpace. Nessa época, os discos rígidos mais comuns tinham em torno de 200 a 400 MB, e muitos usuários necessitavam seriamente de mais espaço em disco. O MS-DOS 6.0 também trouxe o desfragmentador de disco DEFRAG, o MSBACKUP para criação de backups, otimização de memória com o MEMMAKER, e um princípio de protetor anti-vírus,MSAV.




  • Como suas duas antecessoras, a versão 6.0 mostrou ter várias falhas. Devido a reclamações sobre perda de dados, a Microsoft lançou uma versão atualizada, MS-DOS 6.2, com um utilitário DoubleSpace melhorado, um novo utilitário de checagem de disco, SCANDISK (similar ao fsck do Unix), além de outras melhorias.




  • A versão seguinte, MS-DOS 6.21 (lançada em Março de 1994), surgiu devido a problemas legais. A empresa Stac Electronics acionou judicialmente a Microsoft, que foi forçada a remover o DoubleSpace de seu sistema operacional.




  • Em Maio de 1994, a Microsoft lançou o MS-DOS 6.22, com outro pacote de compressão de disco, DriveSpace, licenciado da VertiSoft Systems.




  • O MS-DOS 6.22 foi a última versão stand-alone do sistema disponível ao público. Ele foi retirado do mercado pela Microsoft em 30 de Novembro de 2001. Veja o (em inglêsMicrosoft Licensing Roadmap.




  • A Microsoft também lançou as versões de 6.23 a 6.25 para bancos e organizações militares Estadunidenses. Estas incluíam já suporte a partições FAT32. A partir de então, o MS-DOS passou a existir apenas como uma parte dos sistemas Windows 9x (95, 98 e Me). A versão original do Microsoft Windows 95 incorporou o MS-DOS versão 7.0.





Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/MS-DOS
Delmar Grande
Delmar Grande
Admineiro
Admineiro

Masculino
Mensagens : 532
Pontos : 1378
Data de inscrição : 25/06/2013
Idade : 33
Localização : Na frente do pc
Barra Respeito às Regras : Respeito às Regras 100%

https://dbatchscript.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos